sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Sindetran se reúne com a dietoria do Detran

Na manhã desta sexta-feira (14) na sala da diretoria geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Acre), os membros empossados do SINDETRAN foram apresentados à diretora geral Sawana Carvalho e ao diretor administrativo e financeiro Gabriel Maia.
A reunião foi solicitada pelo presidente Denes Freitas para que fossem esclarecidos duvidas sobre pontos a lei 2.852 de 03 de Fevereiro de 2014, que altera o Plano de Cargos Carreiras Remunerações dos servidores efetivos do Detran. Dentre elas o pagamento dos benefícios, retroativos a outubro, atendendo ao que foi definido em negociação.
Em resposta, os diretores esclareceram que o conjunto de leis que iriam beneficiar todos os servidores efetivos do governo do Acre tiveram que ser alteradas para atender a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Do contrário a leis estariam sem base legal e poderiam causar maiores transtornos aos beneficiados, incluindo os servidores do Detran.
Outros argumentos ouvidos na reunião se referiram à crise financeira que atingiu toda à administração pública. Umas das explicações para isso foi de isenção de imposto sobre a linha branca (eletrodomésticos) e sobre os automóveis, concedida pelo governo federal. Já que esse imposto compõe o repasse do Fundo de Participação dos Estados, (FPE) sua isenção gerou a redução do repasse de verbas da união para o estado do Acre, conseqüentemente da receita (total arrecadado), fazendo com que se atingisse o limite Maximo (determinado pela LRF) de comprometimento da receita do estado com folha salarial.
A crise de 2013, bem como, o cumprimento da LRF culminou na elaboração pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) de parecer contrário à qualquer aumento de gastos com pagamento de servidores. Impendido à elaboração da lei e à administração, a concessão do beneficio (tickets e gratificações) de forma retroativa a outubro, conforme acordado.

Mediante forte negociação do Sindicato com a diretoria do Detran, foi proposto de forma compensatória o adiantamento do pagamento da primeira parcela do Prêmio Anual de Valorização da Atividade de Trânsito – PAVAT, para os próximos meses já que foram atingidas as metas de redução de acidentes de trânsito.

Foto: Igor Martins/Assessoria Detran

Nenhum comentário:

Postar um comentário